Comunicação Turística
09-06-2014

Conheça um dos principais segredos do Turismo de Lisboa

LUÍS PAULO RODRIGUES

Uma cidade vale aquilo que pensarmos dela. E o que pensamos sobre ela resulta da nossa percepção, a qual, por sua vez, é o resultado da nossa relação com ela, das experiências que temos, seja visitando a cidade, vivendo nela ou procurando informação sobre ela, através de amigos ou nos meios de comunicação.

Para que a cidade seja vivida e conhecida, ela precisa de comunicar, ou seja, de dizer que existe, mostrando o que tem de bom e o que pode oferecer de melhor.

Um exemplo: o sucesso da cidade de Lisboa, que está na moda internacional como destino turístico, e também como cidade para congressos e encontros de negócios, resulta de condições próprias, ou seja, os seus pontos fortes naturais (localização estratégica, história, cultura, pessoas, serviços, equipamentos, preços, ponte área internacional, segurança, oferta hoteleira, etc.), mas também de um plano estratégico de comunicação. Só dessa forma tem sido possível ver Lisboa referenciada na imprensa internacional ou a chegar aos potenciais turistas de cada mercado emissor através da Internet e das redes sociais, numa comunicação direta com os futuros visitantes da cidade.

A relação qualidade-preço da hotelaria, as acessibilidades e ligações aéreas podem ser motivos para que Lisboa surja à frente de cidades como Copenhaga, Praga, Amesterdão, Bruxelas ou Copenhaga, mas também é verdade que Lisboa é hoje uma das cidades do mundo mais solicitadas para acolher congressos internacionais por causa da sua política de comunicação territorial.

A comunicação é um instrumento decisivo na promoção de uma cidade e muitas autoridades públicas, sejam portuguesas ou de outros países, já perceberam isso.

Vítor Costa, diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa (http://www.visitlisboa.com), uma associação privada sem fins lucrativos que cuida da promoção turística internacional da cidade – sem estar condicionada por mudanças de ciclos políticos –, sabe disso. Confira: http://bit.ly/1ifA4aH.

Diz o diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa: “É preciso ter uma estratégia de promoção, uma aposta muito grande a nível de intervenção junto da comunicação social. Todos os anos apoiamos a vinda de centenas de jornalistas a Lisboa para fazerem os seus trabalhos e falarem bem da cidade. Temos agências de comunicação nos principais mercados e isso torna Lisboa mais conhecida e mais apetecível.”
A visibilidade externa de uma cidade não acontece de um momento para o outro. Implica tempo e investimento. A comunicação é, pois, um dos principais segredos de gestão para que Lisboa se tenha tornado numa cidade com uma forte capacidade para atrair turistas e organizações de eventos. Duas componentes que constituem dois ativos muito importantes no contexto da contabilidade anual da capital portuguesa e da economia do país.
VOLTAR