Internet
03-05-2013

Giddens, a Internet e os problemas do mundo

“A democracia está com problemas em todo o mundo e também nas áreas que costumavam ser o ‘coração da democracia’: Estados Unidos e Europa”, afirma o sociólogo britânico Anthony Giddens, que influenciou líderes políticos como Tony Blair.
Participando nas Conferências do Estoril, sobre “Globalização e Desafios para a Democracia”, Giddens afirma que nunca viu o mundo tão “opaco” como agora, alertando para o aumento do populismo e extremismo, que minam as democracias a nível global. “Se olharmos com atenção, vemos que o que está a acontecer na Europa está a acontecer por todo o mundo”, disse Giddens, aconselhando “os europeus e os ocidentais” a deixarem de ser “arrogantes” sobre as questões da democracia.
Curiosamente, Giddens, de 75 anos, que foi autor da “Terceira Via” (“The Third Way: The Renewal of Social Democracy”), linha de pensamento que influenciou líderes de esquerda na década de 1990, responsabilizou a Internet e as novas tecnologias de informação pelos problemas que afetam o funcionamento das instituições em todo o planeta.
Giddens considera que é preciso “democratizar a democracia”, o que, em seu entender, significa “eliminar a burocracia e combater a corrupção”, porque “há políticos, polícias, jornalistas e banqueiros que são corruptos”, afirmou, referindo-se às novas tecnologias como ferramenta de denúncia de problemas que “minam” as democracias.
“Os novos meios de comunicação electrónicos estão por detrás de tudo. É inacreditável, este sistema de comunicações criado pelo homem não tem precedentes, mas uma sociedade altamente tecnológica ainda precisa de instituições clássicas: não há substituto para a Justiça e para o Estado de Direito”, considerou Anthony Giddens, sem revelar certezas quanto ao mundo que está por vir.
Ler mais aqui: http://migre.me/enJ6t. Fotografia: Rui Gaudêncio / Público
VOLTAR