Redes Sociais
23-03-2016

Facebook. Como transformar um perfil de amigos numa página de fãs

LUÍS PAULO RODRIGUES

Com cerca de 1,5 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, o que significa mais gente do que a população da China, sendo 4,7 milhões residentes em Portugal, segundo dados de 2015, o Facebook é a maior rede social do mundo. Entre os seus utilizadores, há pessoas que decidem ter mais amigos do que aqueles que humanamente é possível ter. Isso acontece quando um utilizador do Facebook se torna muito popular através dos conteúdos que publica na rede, suscitando o interesse dos outros utilizadores – que a rede consagrou como “amigos” –, através daquilo que escreve ou mostra através de fotografias, vídeos e outras imagens ou conteúdos.
Sendo populares na rede social, essas pessoas podem assumir o papel de líderes de opinião, pois lideram a sua rede, juntando milhares de amigos, que, por sua vez, estão ligados a outros. Mas, num perfil de amigos no Facebook, há um obstáculo ao crescimento da rede individual. Quando atingimos o limite dos cinco mil amigos deixamos de conseguir aceitar mais pedidos de amizade e aqueles que estão para além desses cinco mil amigos só poderão acompanhar-nos como seguidores, o que prejudica a interatividade e a troca de mensagens diretas.
A solução para crescer no Facebook passa, então, pela criação de uma página de fãs, onde o número de pessoas que podem associar-se e receber as nossas mensagens deixa de ter limite. É a melhor solução para utilizadores do Facebook que estão na rede por motivos exclusivamente profissionais e que necessitam de destacar a sua marca através de uma comunicação profissionalizada.
O que fazer quando uma pessoa ou uma organização atinge o limite dos tais cinco mil amigos, deixando de poder crescer na rede para poder expandir a sua marca pessoal ou o seu negócio? O normal será criar uma página de fãs, começando do zero, ou transformar o perfil individual numa página de fãs. Mas esta transformação coloca um problema: a perda da ligação às cinco mil pessoas que estão na página de amigos, porque o gestor de uma página não pode comunicar diretamente com um perfil individual sempre que quiser. Ou seja, com a mudança, os amigos transformam-se em seguidores, pelo que nós só podemos falar diretamente com eles através de mensagens diretas em resposta a mensagens diretas que tenham sido enviadas por eles – não podendo o gestor da página iniciar uma conversação. Essa limitação imposta pelo Facebook tem todo o sentido, pois evita que produtos e marcas “incomodem” os cidadãos enchendo as suas caixas de mensagens com propostas comerciais.
A migração de uma página de amigos para uma página de fãs levanta apenas um inconveniente: por agora, perde-se toda a informação publicada no perfil de amigos (imagens, textos, vídeos, sons e ligações), à excepção da fotografia do perfil e do nome da página e respetivo endereço. E preservam-se os amigos, que se transformam em seguidores.
Existe uma ferramenta destinada a guardar a informação disponível no perfil de amigos, mas pode não funcionar. Por isso, se estiver a pensar transformar o seu perfil pessoal numa página de fãs o melhor será guardar manualmente os conteúdos já publicados que não quer perder de forma nenhuma. Para fazer a migração, que é praticamente instantânea, vá ao link https://goo.gl/q5yFt2. Boa migração!...
VOLTAR